quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O relatório

Se tem que fazer um relatório,resumo,redação...Não fique de cabeça quente,em vez de reclamar aprenda.
A primeira coisa a fazer é olhar para as linhas mestras do que é pretendido e ter a certeza absoluta que compreende o que lhe é pedido. Se não compreender totalmente o que tem de fazer no relatório, tire todas as dúvidas que tenha. Por um lado demonstrará empenhamento e também o ajudará a ter uma ideia clara de como fazer um relatório excelente.
O passo seguinte é ler o material sobre o qual vai fazer o relatório. Seja um livro, um capítulo, um site, outro relatório, não interessa. É necessário ler uma ou duas vezes e ir tirando notas à medida que avança da pesquisa. Quanto mais notas tirar, melhor. Mais tarde pode sempre apagar as que estiverem a mais.
Por exemplo, se for um livro anote os personagens principais, a história e os pormenores importantes, como factos históricos relevantes. Vá fazendo o relatório dividido por parágrafos para que fique com um aspecto mais limpo.
Faça uma limpeza geral e imprima o relatório final. Se tiver mais do que 4 ou 5 páginas, faça o encadernamento do relatório para ficar mais bonito e profissional.
Se for um relatório pequeno, basta agrafar no topo esquerdo para que não se percam páginas.
É obrigatório fazer um título simples para a primeira página. Tem de ter o título do relatório e a sua identificação (nome, turma, departamento).
Se for um relatório com muitas fontes de informação, faça uma bibliografia, para demonstrar as fontes de onde retirou a informação. Veja como fazer uma bibliografia.
Outro aspecto importante num relatório é utilizar as fontes normais, para manter o relatório limpo de bonecos, caracteres estranhos e cores esquisitas. Deixe bastante espaço em branco para dar um ar mais limpo ao relatório.
Relativamente à informação que vai estar no relatório, não existe forma de explicar como fazer. Tem de meter mãos à obra e dedicar-se a fazer um excelente trabalho para fazer um relatório escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário